sábado, 27 de agosto de 2011

Na raça, Portuguesa busca empate e garante título do turno

O gol marcado por Lucas Gaúcho aos 43 do segundo tempo livrou a Portuguesa de mais uma derrota em casa. Desperdiçando muitas chances no ataque e falhando na defesa, a Lusa saiu na frente, sofreu a virada e teve muito trabalho para conseguir somar seu 38º ponto na Série B. Se vencesse, a Portuguesa chegaria aos 40, e ultrapassaria a marca do Corinthians (39 pontos no turno, em 2009), que segue sendo a melhor da história da Série B.

O ponto somado neste sábado serviu para dar o título simbólico de campeã do turno para a Lusa, que não vence há três jogos e entrará no returno sob pressão. Por sua vez, o Icasa agora tem uma invencibilidade de seis jogos. Nos últimos três, foram 12 gols marcados, o que dá uma boa perspectiva futura ao clube, que terminou o turno em 13º.

O jogo no Canindé começou em ritmo alucinante. Aos cinco, Osmar arriscou de longe e quase abriu o placar para os visitantes. Após o susto, a Portuguesa foi pra cima e aos oito minutos acertou a trave em chute de Marcelo Cordeiro. Aos 10, novamente o lateral-esquerdo Marcelo Cordeiro chegou ao ataque, mas viu a sua finalização ser defendida com os pés por Marcelo Pitol.

Aos 13, finalmente a bola entrou. Após jogada de Luiz Ricardo pela direita, Henrique chegou batendo rasteiro e abriu o placar.

Porém, logo após o gol, as falhas defensivas apareceram. Aos 15, Marciano arriscou de longe, o goleiro Weverton falhou e Marino aproveitou o rebote para empatar a partida. A virada veio aos 32, novamente com Marino. De muito longe, ele arriscou e viu o goleiro Weverton pular atrasado e não chegar na bola.

Desperdiçando chances no ataque, a Portuguesa ainda sofreu mais um gol no primeiro tempo. Após jogada individual, Preto foi derrubado dentro da área. Pênalti que o próprio Preto cobrou para ampliar a vantagem do Verdão do Cariri.

No intervalo, Jorginho resolveu apostar no atacante Lucas Gaúcho, que entrou no lugar do volante Ferdinando.

Como referência na grande área, o atacante era quem mais ameaçava o goleiro Marcelo Pitol. Mas o tempo foi passando e o gol não saiu, o que fez Jorginho fazer mais duas alterações. Boquita entrou no lugar de Guilherme e Rai no de Henrique.

Aos 26, a Portuguesa conseguiu diminuir. Marco Antônio cruzou para o meio da área e Ananias apareceu sozinho para tocar de cabeça e inflamar a torcida presente no Canindé.

Com cerca de 20 minutos ainda para se jogar, a Portuguesa foi com tudo para o ataque, deixou espaços na defesa e só não sofreu o quarto gol porque o zagueiro Rogério salvou chute de Dodó.

Já no fim da partida, o atacante Lucas Gaúcho fez o gol que transformou o resultado ruim em aceitavél, devido a circunstâncias do jogo. Após jogada de Rai pela esquerda, Marcelo Cordeiro desviou no primeiro poste e Lucas Gaúcho deu o toque final, para a alegria dos 6 mil pagantes no Canindé.

Na abertura do returno, a Portuguesa visita o Náutico, terceiro colocado. O jogo será na terça-feira, às 20h30. No mesmo dia e horário, o Icasa recebe o Sport.


FICHA TÉCNICA

Campeonato Brasileiro - Série B - 19ª Rodada

Portuguesa 3x3 Icasa

Local: Canindé - São Paulo-SP
Data: 27/08/2011 - Hora: 16h20
Público: 6.009 pagantes - Renda: R$78.995,00

Portuguesa: Weverton; Luis Ricardo, Rogério, Leandro Silva e Marcelo Cordeiro; Ferdinando (Lucas Gaúcho), Guilherme (Boquita), Marco Antônio e Henrique (Rai); Ananias e Edno. Técnico: Jorginho

Icasa: Marcelo Pitol; Osmar (Guto), Luiz Henrique, Ramon e Janílson; Dodó, Luiz Ricardo, Marino e Diego Palhinha; Marciano (Diogo França) e Preto (Diogo). Técnico: Márcio Bittencourt

Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
Assistentes: Silbert Farias Sisquim (RJ) e Andréa Marcelino de Sá (RJ)

Cartões Amarelos: Rogério (POR) / Jaílson (ICA)
Gols: Henrique (POR - 13'1ºT), Marino (ICA - 14'1ºT), Marino (ICA - 33'1ºT), Preto (ICA - 42'1ºT [pênalti]), Ananias (POR - 26'2ºT) e Lucas Gaúcho (POR - 43'2ºT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário