Líder, favorita ao acesso, melhor ataque da competição e o apelido de "Barcelusa". Nenhum desses conjuntos de palavras é usado no Canindé por comissão técnica e jogadores. Apesar de tudo citado anteriormente, a palavra mais usada é humildade.
E é com esse espírito que a Portuguesa recebe o Criciúma, na noite desta terça-feira, pela 15ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
Desfalques e pés no chão
A fase é tão boa que mesmo uma derrota não tirará a liderança da equipe. Mas, no Canindé, ninguém pensa em perder. Já são cinco jogos de invencibilidade e a Portuguesa espera aumentar ainda mais essa série e a vantagem para os concorrentes. Para isso, a receita é não subir no salto alto. Nas entrevistas de ontem, as palavras humildade, respeito e pé no chão foram corriqueiras.
"A vitória contra a Ponte foi importante, mas não podemos achar que foi a crucial para conquistarmos nosso objetivo. O Corinthians chegou a ter uma excelente vantagem na Série A e perdeu dois jogos seguidos", ressaltou o atacante Edno, artilheiro da Lusa na Série B com oito gols marcados, citando o líder da Série A.
Para o jogo desta terça-feira, a Portuguesa não terá o zagueiro Leandro Silva e o lateral-esquerdo Marcelo Cordeiro, ambos suspensos pelo terceiro cartão amarelo. Rogério e Raí serão os substitutos. Outro desfalque é o meia Ananias, que segue se recuperando de sua lesão.
Já Ivo, que recebeu uma bolada na cabeça e foi encaminhado para o hospital para realizar exames no último sábado, deve ir para o jogo. Quem também é opção para Jorginho é o volante Boquita, que pela primeira vez foi relacionado.
Líder, a Portuguesa tem uma vantagem de quatro pontos para a Ponte Preta, segunda colocada, e de sete para o Criciúma, adversário desta noite e quinto na tabela.
Em busca do G4
Na segunda rodada o Criciúma dividia a liderança com a Portuguesa (além de Paraná e Sport, todos com quatro pontos). Mas as campanhas da Lusa e do Tigre a partir daí forma diferentes. Enquanto o Rubro-verde praticamente não deixou o G4 (ficou fora apenas entre as rodadas 3 e 5), o time catarinense circulou pelo meio da tabela.
Porém, o time se recuperou, venceu Icasa e Americana nas duas últimas rodadas, o que lhe dá a chance de voltar ao G4 se conquistar a terceira vitória seguida.
Assim como o técnico adversário, Guto Ferreira também tem problemas para escalar o Tigre. O zagueiro Rogélio e o atacante Zé Carlos estão suspensos. Voltando de suspensão, Anderson Conceição entra na zaga, enquanto Schwenck fica com a vaga no ataque.
Outro desfalque do Criciúma é o meia Roni. O camisa 10, eleito melhor jogador do Campeonato Catarinense, está no Departamento Médico. Além disso, o meia negocia uma transferência para o Palmeiras.
Ocupando a 5ª colocação na Série B, o Criciúma ainda não sabe o que é perder para paulistas no torneio. Venceu Americana e Bragantino e empatou com o Guarani, todos em casa.
FICHA TÉCNICA
Campeonato Brasileiro - Série B - 15ª Rodada
Portuguesa x Criciúma
Local: Canindé - São Paulo-SP
Data: 02/08/2011 - Hora: 21h00
Portuguesa: Weverton; Luís Ricardo, Rogério, Matheus e Raí; Ferdinando, Guilherme, Marco Antônio e Henrique; Ivo e Edno. Técnico: Jorginho
Criciúma: Andrey; Fabinho Capixaba, Anderson Conceição, Toninho e Pirão; Baraka, Henik, Pedro Carmona e Aloísio; Schwenck e Adeílson. Técnico: Guto Ferreira
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Marcelo Bertanha Barison (RS) e José Chaves Franco Filho (RS)
*Com informações do Futebol Interior
Vamo vamo Lusaaa...
ResponderExcluirOlha os jogos da Lusa têm tido mais emoção que o do meu querido Tricolor! rs
ResponderExcluirUm pouco longo este texto
ResponderExcluir