segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Conheça um pouco da história da Lusa (parte 1)

Atual líder isolada da Série B, a Portuguesa foi fundada a partir da junção de cinco clubes em 1920. Luzíadas Futebol Club, Associação 5 de Outubro, Esporte Club Lusitano, Associação Atlética Marquês de Pombal e Portugal Marinhense se fundiram em 14 de agosto daquele ano, mas havia um limite de clubes na primeira divisão da época, e foi feita uma sociedade com o time do Mackenzie para participar do campeonato da APEA (Associação Paulista de Esportes Atléticos). A parceria Mack-Port se manteve até 1922, e partir daí, a Associação Portuguesa de Esportes – com era chamada à época – começou a disputar jogos com seu nome.

Em 1925 foi inaugurada a primeira sede, na Rua Cesário Ramalho, no Campo do Cambuci, em que a equipe mandou seus primeiros jogos e iniciou também a famosa festa junina da Portuguesa, conhecida até hoje. Em 29 o endereço mudou com a compra de um terreno na Avenida Tereza Cristina, no bairro do Ipiranga, mas tornando a mudar-se, dessa vez para o Largo São Bento.

As primeiras conquistas foram na década de 30 com o bicampeonato Paulista de 1935 e 1936. Quatro anos depois, já com o nome de Associação Portuguesa de Desportos, ficou com o vice-campeonato perdendo para o Palestra Itália. Nos anos 50 a Portuguesa se consolidou no cenário nacional com outro bicampeonato, desta vez do Torneio Rio-São Paulo – que seria a base do campeonato Roberto Gomes Pedrosa. Conquistou ainda a famosa Fita Azul – troféu dado pelo jornal Gazeta Esportiva ao time que conquistasse dez jogos invictos no exterior – por três anos (1951, 1953 e 1954). O lateral Djalma Santos, que posteriormente foi campeão com a Seleção Brasileira nas Copas de 58 e 62 e o ponta-direita Julio Botelho eram os grandes destaques do time àquela época.

Em 1956, finalmente, a Lusa encontrava seu endereço definitivo no Canindé, após o campo ter sido vendido pelo São Paulo Futebol Clube. Ao início, ainda com o estádio em reformas, o local recebeu o apelido de Ilha da Madeira, devido à arquibancada provisória de madeira que abrigava os torcedores. O primeiro anel do estádio Dr. Oswaldo Teixeira Duarte (presidente da Lusa que o inaugurou) ficou pronto em 1972, com dez mil lugares, em um jogo amistoso contra o Benfica, de Portugal – a Portuguesa foi derrotada por 3 a 1. Hoje o Canindé tem capacidade para 27.500 torcedores, mas por definições da FIFA, seguidas pela Federação Paulista de Futebol, teve o espaço reduzido para 19.717. As dimensões do campo são de 70,5 X 103,4 metros.

Depois de um segundo lugar em 1960, a Portuguesa conquistou mais um título do Campeonato Paulista, em 1973, dividindo com o Santos, devido a um erro do árbitro que impediu a batida de um pênalti pelo time lusitano.  Depois disso, vieram os vice-campeonatos dos anos de 1975 e 1985, ambos contra o São Paulo.

Então chegaram os anos 90... (continua)

Um comentário: