Após os jogos ocorridos no último fim de semana, a Série B já teve 26% das suas 380 partidas realizadas. E até aqui os mandantes dominaram.
Com 100 jogos já disputados, os times que jogaram em casa venceram 54 vezes. Foram mais 28 empates e apenas 18 vitórias dos visitantes.
O torneio registra uma baixa média de gols. Nas 10 primeiras rodadas a rede balançou apenas 242 vezes, o que dá uma média de 2,42 gols por partida. A média pode ser considerada baixa se compararmos com a Série A, que tem média de 2,59 após 88 jogos e com o Campeonato Paulista, que terminou com média 2,56.
No quesito gols marcados, quem joga em casa também ganha de lavada. Foram 156 gols (64,5%) contra apenas 86 dos visitantes (35,5%). Ou seja, a média para cada gol marcado fora de casa é de 1,8 de quem atua em seus domínios.
Veja quantos gols cada time marcou e sofreu dentro e fora de casa:
J: Jogos
GM: Gols Marcados / MGM: Média de gols marcados
GS: Gols Sofridos / MGS: Média de gols sofridos
Com tanta vantagem de quem joga em casa, os times do G4 são aqueles que conseguiram roubar pontos fora, certo? Mais ou menos.
De fato, dois dos quatro times que estão no G4 também estão entre os primeiros no aproveitamento de pontos fora de casa. Ponte Preta e Portuguesa têm, respectivamente, a segunda e a quarta melhor campanha fora de casa por aproveitamento.
Porém, os times ocupam as primeiras colocações no campeonato em virtude da campanha regular. Dentro de casa, os dois também estão fazendo o dever repetindo a segunda e a quarta colocação por aproveitamento
Com boas campanhas fora de casa, ABC-RN, Náutico-PE e Criciúma-SC são a prova de que, mais importante do que tirar pontos em território inimigo, o importante é manter uma regularidade entre as campanhas como mandante e visitante.
Veja abaixo as classificações das equipes como mandantes e visitantes:
Pts: Pontos / J: Jogos / %: aproveitamento
Outras estatísticas da Série B:
Placar que mais se repetiu: 1 a 0 (20 vezes)
Maior goleada: Ponte Preta 5x0 ASA (1ªR - 21/05) e Portuguesa 5x0 Bragantino (6ªR - 17/06)
Partida com mais gols: Portuguesa 5x2 São Caetano
Maior sequência de vitórias: 4 jogos - Americana (5ª a 8ªR) e Portuguesa (5ª a 8ªR)
Maior sequência sem vencer: 10 jogos - Duque de Caxias (ainda não venceu)
Maior sequência de derrotas: 4 jogos- Goiás (4ª a 7ªR)
Maior sequência invícta: 7 jogos - Ponte Preta (4ª a 10ªR) e ABC (1ª a 7ªR)
Maior sequência sem sofrer gols: 4 jogos - Criciúma (5ª a 8ªR)
Maior sequência sem marcar gols: 3 jogos - Goiás (4ª a 6ªR), Icasa (5ª a 7ªR), Vila Nova (5ª a 7ªR), Bragantino (6ª a 8ªR) e Guarani (7ª a 9ªR)
Sensacional!
ResponderExcluirRubão, o PVC do interior! Genial!
ResponderExcluirMuito bom. Parabéns. Mas não percam o foco nos três times do blog.
ResponderExcluir